O prefeito, Joaquim de Oliveira, sancionou neste mês de junho, a Lei Municipal 1901/2019 que altera o nome da Praça, onde está localizada a Prefeitura, para Praça Coronel Bembém.
O prefeito, Joaquim de Oliveira, sancionou neste mês de junho, a Lei Municipal 1901/2019 que altera o nome da Praça, onde está localizada a Prefeitura, para Praça Coronel Bembém. A ação é um projeto de Lei, de autoria do vereador Evilásio Amaro, com a finalidade de homenagear à memória de Domiciano Pastor Filho, conhecido como Coronel Bembém, um dos grandes responsáveis pela emancipação política de Manga e pelo desenvolvimento econômico e social do município.
Domiciano Pastor Filho é natural de Boa Vista – Pernambuco, mas foi em Manga que fez história. Pode-se dizer, até mesmo, que sua história pessoal se entrelaça com a história de Manga, como município propriamente dito.
Manga era apenas uma vila quando através de muito trabalho e muita articulação política, o Coronel Bembém, junto ao seu irmão Anfrísio Lima e o Coronel João Pereira, conseguiram a sua emancipação política.
Entre os anos de 1927 a 1942, Bembém foi prefeito por diversas vezes e, nessa época, Manga destacou-se como um dos centros urbanos mais importantes do Vale do Rio São Francisco, com destaque tanto para os aspectos econômicos, quanto políticos.
No aspecto econômico, o Coronel conseguiu gerar desenvolvimento e crescimento em Manga, através da criação da Companhia Manga Industrial e Exportadora S/A (CMIE), empresa que beneficiava, comercializa e exportava algodão. Nesse período, a empresa era vista como um exemplo a ser seguido por outras regiões do país, dado os resultados positivos que alcançava.
No âmbito político, Bembém possuía relações amistosas com importantíssimas forças políticas do Brasil como, por exemplo, Benedito Valadares, Washington Luís e Juscelino Kubitschek, além de ser amigo de Assis Chateaubriand, uma das figuras públicas mais importantes do Brasil, naquele tempo.
Nos primórdios da criação do município, o Coronel foi peça central na implantação de instituições como a Câmara de Vereadores, delegacia de polícia, grupo escolar e energia elétrica (produzida por meio do gerador da Companhia Manga). Fez diversas obras públicas e trouxe muitas melhorias para nosso município.
Bembém foi um pai de família exemplar, homem de extrema fé em Deus, empresário engajado e pioneiro em seu tempo, além de político comprometido com o seu povo, incansável na busca do progresso de Manga.
Dessa forma, é justa e merecida a homenagem dada ao Coronel Bembém, reconhecendo o seu valor na história e eternizando o seu nome no coração de Manga.
Data de publicação: 24/06/2019
Créditos: Márcia Pastor